Tenha a receita integral
de seu condomínio em suas mãos.
Esqueça a inadimplência
em seu condomínio.
A receita integral
garantida para seu condomínio.

Instalações de gás no condomínio: cuidados essenciais

Quem nunca ouviu uma notícia sobre a explosão de gás em algum prédio? Esse tipo de acidente, além dos danos que causa à unidade onde ocorre, pode abalar as estruturas do prédio. As instalações de gás no condomínio devem ser feitas de maneira cuidadosa, seguindo todas as normas para instalação da tubulação de gás. Gás no condomínio é assunto muito sério!

São dois os sistemas geralmente utilizados para a instalação de gás no condomínio: o gás natural e oGLP (gás liquefeito de petróleo).

Para a instalação de gás natural, não há necessidade de botijões ou cilindros de armazenamento. O fornecimento se dá de forma continuada. Um abrigo para medidores e regulador deve ser preparado para a instalação.

Já para instalar o uso do GLP são necessários cilindros de gás e o abastecimento periódico é executado pela concessionária de gás.

Cuidados na instalação de gás no condomínio

  1. Seja qual for o sistema adotado, o gás é levado até as unidades por meio de encanamento. Este pode ser embutido na parede ou ficar aparente. Existe também a possibilidade de colocação de medidores individuais.
  2. A distância entre o abrigo do medidor e o ponto de consumo é que vai determinar o caminho que a tubulação deve percorrer.
  3. Por tornar a manutenção mais simples, a tubulação aparente se torna a melhor opção. Por estar fora do prédio, apresenta risco menor aos moradores em caso de vazamento.
  4. Ambos os sistemas são seguros, mas suas instalações devem seguir as normas da ABNT, para minimizar os riscos de vazamento.
  5. Antes de escolher o sistema de fornecimento a ser instalado, é necessária a avaliação de um profissional com conhecimento técnico. Ele fará a vistoria na obra, determinando qual o sistema mais seguro para o caso.

Como evitar vazamentos nas instalações de gás

  1. A inspeção periódica da central de gás, onde estão os medidores, e dos ramais, deve ser feita todos os anos para a central e a cada três anos para os ramais. Um laudo assinado por um técnico deve ser emitido e recolhida a ART.
  2. Fazendo uma vistoria anual no sistema de gás, o síndico proporciona maior segurança ao condomínio. Mas, é importante que esta vistoria seja realizada pela concessionária que fornece o gás.
  3. Os moradores devem respeitar a validade da válvula que vai do botijão para o fogão e também ficar atentos ao cheiro de gás. Ao perceberem cheiro forte, devem avisar o zelador ou síndico e solicitar uma vistoria urgente.
  4. O aumento na conta do gás também pode ser sinal de algum vazamento.

Cuidar da tubulação de gás é a melhor forma de prevenção

Vale atentar para o fato de que tubulações mais antigas podem apresentar:

Essas tubulações eram geralmente feitas com canos de ferro galvanizado. Atualmente, caso seja realizada a troca, o mais indicado é que se instale tubulação de cobre devido a sua maior durabilidade.

Fonte: Tudocondo

Portal do Condomínio

Contato

  • R. Euclides Miragaia, 660 • sala 64 • 6º andar • Edifício Sky II Espaço Empresarial • Centro • São José dos Campos/SP
  • (12) 3209-6512
  • (12) 3209-6512
  • atendimento@garantedovale.com.br

Exibir mapa ampliado