Tenha a receita integral
de seu condomínio em suas mãos.
Esqueça a inadimplência
em seu condomínio.
A receita integral
garantida para seu condomínio.

Calendário com as principais demandas do condomínio

Programação é a chave do sucesso para qualquer boa gestão. Por isso, fique atento para as principais demandas do condomínio.

principais demandas do condomínio_interno

Administrar um condomínio não é uma das tarefas mais fáceis. O síndico que se compromete a gerenciar esse tipo de moradia precisa conciliar uma série insatisfações, gerenciar funcionários, o fluxo de caixa, e ficar atento para as manutenções obrigatórias que todo condomínio exige.

Por isso, elaborar um calendário com as principais demandas do condomínio trás diversas vantagens para o síndico: torna a sua gestão mais eficiente, contribui para a transparência das contas e auxilia na economia do condomínio.

Pensando nisso, o Viva o Condomínio elaborou um calendário com algumas tarefas que o síndico precisa estar atento ao longo do ano.

JANEIRO

Assembleia geral ordinária: também conhecida como AGO, ocorre uma vez por ano em período estipulado na convenção do condomínio. Caso o documento não marque uma data específica para realização da reunião, o ideal é que a assembleia ocorra neste mês. Isso porque, na mesma reunião pode-se aprovar as contas do período anterior e apresentar a previsão orçamentária para o ano em exercício.

Veja os nossos modelos de documentos para Assembleia geral ordinária

Ata da assembleia geral ordinária

Procuração para representação em assembleia

Ata da assembleia geral ordinária

FEVEREIRO

Lavagem da caixa d’água: A limpeza da caixa d’água do condomínio deve ser feita duas vezes por ano. Devido ao calor nos meses de verão, o mais indicado é que a primeira lavagem ocorra logo no início do ano. Só não se esqueça de fixar comunicados informando dia e período da lavagem.

Formulário: limpeza da caixa d’água

MARÇO

O terceiro mês do ano marca a mudança de estação. Entramos no outono, uma época do ano de transição para o período mais frio. Logo, o jardim do condomínio precisa de um cuidado especial. Realizar o plantio de flores que suportem temperaturas mais baixas e espalhar terra sobre a grama são recomendações nesse período.

ABRIL

Dedetização: Assim como a limpeza da caixa d’ água, recomenda-se que o condomínio faça duas dedetizações ao longo do ano. A primeira no início do período mais quente do ano, e a segunda para reforçar a anterior e erradicar algumas pragas que aparecem com o frio.

Dedetização: veja dicas para evitar transtornos

MAIO

Obras: esse é o período do ano mais seco. Portanto, é o mais indicado para restauração de fachadas, recuperação de trincados e fissuras, impermeabilização, infiltrações e melhorias em geral. Programe-se para iniciar a obra nessa época do ano e evite um dos maiores vilões das obras no condomínio: a chuva.

 

JUNHO

Verifique o playground, a brinquedoteca e demais equipamentos que envolvam a diversão das crianças, já que o mês seguinte marca o início das férias escolares.

Playground em condomínio: brincar com segurança

JULHO

Mês de férias escolares e o número de crianças circulando pelas áreas comuns do condomínio aumenta. Com isso, a possibilidade de acidentes e transtornos relacionados ao barulho. Mas você, como é um bom gestor profissional, já inspecionou todos os brinquedos no mês anterior, conversou com os pais e criou campanhas de conscientização para esse período. Então, está tudo certo.

Férias escolares: criançada ativa, gestão participativa

Formulário: Crianças em férias

AGOSTO

Julho ou agosto são os meses ideais para a manutenção da piscina. Está frio e o uso desse espaço diminui consideravelmente. Observe itens como descolamento de azulejos, estabilidade do deck, possíveis vazamentos e outras manutenções periódicas: qualidade da água e filtro.

Formulário: Regulamento para piscina

Dicas e cuidados para a piscina

SETEMBRO

Assim como março marca o início de um período de transição entre temperaturas mais quentes para as mais frias, setembro ocorre o fenômeno inverso. O nono mês do ano marca o início da primavera, época do desabrochar de flores e árvores. Por isso, uma nova alteração nas plantas e flores do condomínio é indicada. Também é recomendável fazer a podas em árvores e a criação de uma horta comunitária no condomínio.

Jardim do condomínio exige mais cuidado com a chegada do verão

Horta comunitária em condomínios

Formulário: Horta no condomínio

OUTUBRO

Dedetização: Uma nova dedetização/desratização precisa ser programada para esse período. Com a chegada do calor, alguns insetos típicos dessa época aparecem.

Limpeza da caixa d’ água: para garantir que a água estará em boas condições para o período de maior consumo (verão) recomenda-se uma limpeza na caixa d’água no mês de outubro.

 

NOVEMBRO

Para-raios: para que tudo esteja em segurança para os períodos mais chuvosos (dezembro e janeiro), recomenda-se a manutenção dos para-raios neste mês.

Manutenção dos para-raios: saiba como efetuar corretamente

DEZEMBRO

Campanha de segurança: Por causa das viagens de fim de ano, dezembro é o período em que o condomínio fica mais vazio. Portanto, é importante que o síndico crie alternativas como campanhas de conscientização sobre a importância da segurança do condomínio em períodos como esse.

Fim de ano no condomínio: veja dicas sobre segurança

Fonte: Guilherme de Paula Pires | Redação Viva o Condomínio | https://vivaocondominio.com.br

Portal do Condomínio

Contato

  • R. Euclides Miragaia, 660 • sala 64 • 6º andar • Edifício Sky II Espaço Empresarial • Centro • São José dos Campos/SP
  • (12) 3209-6512
  • (12) 3209-6512
  • atendimento@garantedovale.com.br

Exibir mapa ampliado