Tenha a receita integral
de seu condomínio em suas mãos.
Esqueça a inadimplência
em seu condomínio.
A receita integral
garantida para seu condomínio.

Segurança patrimonial: 5 componentes essenciais para condomínios

A segurança patrimonial é um dos aspectos mais importantes para condomínios, especialmente diante das crescentes taxas de criminalidade no país. E um condomínio seguro é aquele que consegue inibir e prevenir a ação de possíveis criminosos, trazendo sensação de segurança para os moradores.

 

Para garantir a segurança do condomínio, é necessário contar com alguns itens fundamentais. Não adianta investir em alta tecnologia ou sistemas complexos sem antes prover o básico em segurança. Caso contrário, o edifício corre o risco de perder dinheiro e ficar exposto a danos que poderiam ser evitados.

No post de hoje, saiba quais são os 5 componentes essenciais para garantir a segurança patrimonial em condomínios.

1. Câmeras de vigilância

A câmera de vigilância talvez seja o item mais básico quando se trata de segurança. Existem diversos modelos disponíveis, cada um deles atendendo a um interesse específico, de forma que todo o espaço seja adequadamente vigiado.

A instalação de câmeras é uma boa forma de inibir e registrar ações criminosas que eventualmente ocorram. Mas não basta implantar câmeras ou mesmo um CFTV de forma amadora. Deve-se fazer um bom planejamento para que não haja brechas, como pontos cegos.

Além disso, é preciso certificar-se de que o equipamento funcione perfeitamente, gravando corretamente as imagens, que devem estar protegidas. O CFTV, por exemplo, deve estar em sala trancada e sem acesso aos funcionários do condomínio, evitando que qualquer gravação seja apagada.

2. Cercas elétricas

Outra ferramenta fundamental para deixar qualquer espaço mais seguro é a cerca elétrica. Ela é uma opção que tem um custo relativamente baixo, inibe invasões e, com uma boa manutenção, está sempre em pleno funcionamento. Existem opções variadas no mercado para diferentes necessidades.

E, assim como as câmeras, não adianta apenas colocar cercas elétricas em todas as partes do condomínio. O seu uso deve ser planejado para não dar chances a invasões e nem trazer riscos a moradores ou demais pessoas. Afinal, a intenção é proteger o perímetro de eventuais criminosos.

3. Sistemas de monitoramento

Um sistema de monitoramento traz mais tranquilidade e segurança, tanto para condôminos quanto para funcionários. Isso porque ele inclui o uso de painéis de controle, sensores, sirenes e uma equipe que acompanha tudo o que acontece no condomínio 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Essa medida previne crimes e faz com que o tempo de resposta em relação a imprevistos seja mais rápido.

4. Alarmes

Esses equipamentos servem para detectar imediatamente qualquer situação atípica que possa apresentar riscos. Os alarmes são capazes de identificar invasões, incêndios, alagamentos, etc.

Sem eles, a segurança patrimonial fica deficiente, deixando o condomínio exposto a práticas criminosas que, se fossem denunciadas por alarmes, poderiam ser evitadas.

5. Portaria

A portaria é um elemento crucial dos condomínios. No entanto, além de trazer segurança, ela é também uma área vulnerável, devido à intensa movimentação de moradores, visitantes e outras pessoas.

Não são poucos os casos de assaltos feitos por criminosos que acessaram o condomínio pela portaria principal. Por isso, é fundamental investir em equipamentos que deixem essa parte do condomínio mais segura. Não basta dar orientações ao porteiro dizendo o que ele deve e, principalmente, não deve fazer. É preciso um bom projeto de portaria para torná-la o mais segura possível.

Outra grande ferramenta para trazer mais segurança é um software para controle de acesso. Além de facilitar a gestão de áreas, controles e a comunicação, ele possibilita a triagem de quem entra e sai do condomínio, além de transmitir informações dessa movimentação aos moradores. É uma opção econômica que deixa o local mais eficiente, seguro e sustentável.

Também vale a pena investir em guaritas blindadas e outras proteções. Assim, a segurança patrimonial será maior e o condomínio estará menos exposto a crimes.

Fonte: Condlink

Portal do Condomínio

Contato

  • R. Euclides Miragaia, 660 • sala 64 • 6º andar • Edifício Sky II Espaço Empresarial • Centro • São José dos Campos/SP
  • (12) 3209-6512
  • (12) 3209-6512
  • atendimento@garantedovale.com.br

Exibir mapa ampliado